Por Beatriz Lino
Foi realizada, na quarta-feira (09), a terceira reunião da formação continuada para os professores e colaboradores do Colégio Promove, com o tema Inclusão. O intuito do projeto é conscientizar a importância da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no espaço acadêmico e pedagógico e também elaborar, juntamente com a equipe de professores, as intervenções necessárias para desenvolvimento integral do aluno. O projeto foi inicializado ouvindo os pais de alunos, que identificaram a necessidade de atendimento especializado no ato da matrícula; nesse primeiro momento, os pais passaram as experiências e orientações que possuíam com os filhos em relação às dificuldades. Após isto, na segunda etapa do projeto, a psicopedagoga ouviu os alunos, para analisar as percepções sobre suas dificuldades, se enxergavam como reais dificuldades, e se esperavam que o colégio trabalhasse de forma diferenciada com eles. A psicóloga Giselda Jordão ministra o tema inclusão com a equipe interna desde o início do ano letivo, acompanhando os professores para que tenham as melhores orientações quanto ao contato com alunos com necessidades educativas especiais, para que os mesmos possam ter o melhor acolhimento e suporte, recebendo então adequações quando necessário. Nos encontros, os participantes discutem a diversidade e desafios da educação nos tempos atuais, e principalmente como lidar com muitas questões que envolvem o dia a dia da escola, como a presença de alunos com déficit de atenção, dislexia, deficiências e outras necessidades especiais. Sendo o foco destas discussões, a eficácia e metodologia da prática pedagógica, de como atender esses alunos, como fazer que a escola seja de fato um espaço de inclusão, respondendo de forma satisfatória as necessidades do aluno, e cumprindo com seu papel social. Para a finalização do projeto, a psicóloga Giselda informou que serão feitas discussões de professores para a formalização da execução de cada atendimento. “Os professores em conjunto vão discutir cada um dos casos que aqui foram desenvolvidos, e nós vamos finalizar com a elaboração do plano de desenvolvimento individualizado para os alunos, que será apresentado e compartilhado com a família, para que depois possa ser executado e fazer parte do processo ensino aprendizagem.” afirma.Aline Santos