Os estudantes conheceram um pouco mais sobre a astronomia e a história dos índios.
Na manhã de hoje (20/08), os alunos do sexto ano do Colégio Promove embarcaram numa viagem alucinante pelo espaço. Acompanhados pelo professor de Geografia, Sebastião José de Santana, da diretora do colégio, Haydée Vieira, e da colaboradora do setor pedagógico, Rayane Barbosa, eles foram levados ao Planetário, em Brasília.
Durante a visita, os estudantes assistiram ao filme “Uma aventura pelo Planetário”. O curta com muito humor mostrou ao público os planetas, o sol, a lua, as estrelas, as nebulosas, as galáxias e até o buraco negro. A turminha ficou encantada. “Eu gostei de aprender mais sobre a astronomia”, disse o aluno Lucas Soares.
Já a aluna Júlia Catarina disse que gostou muito da forma que o conhecimento foi passado. “Eu gostei de ver os planetas e saber como as coisas acontecem no espaço”, falou a aluna.
Em seguida, as crianças foram para o Museu do Índio. A professora Ana Paula, responsável pela recepção dos alunos, falou um pouco da cultura, das tribos e quantidade de línguas utilizadas pelos povos indígenas. No entanto, o que mais despertou a curiosidade dos alunos foi a exposição “Bosque das Línguas Indígenas no Brasil”. Ao andarem pela exposição, os alunos puderem escutar cantos indígenas e ter uma noção da língua mais falada e a quais delas estão em risco de extinção.
Para o aluno Ronald Vandaik, o passeio foi importante pois ele aprendeu que é necessário valorizar todas as coisas e não apenas as tecnológicas. “Temos que viver a evolução, mas precisamos cuidar da nossa história”, advertiu.
O passeio extrapolou os limites dos planetas. Ainda pela manhã, os alunos realizaram um piquenique em frente ao Planetário. Momentos valiosos de descontração e integração entre alunos e professores.