A autonomia pode ser entendida como a capacidade de cada pessoa atuar com conhecimento de causa e sem coação externa para fornecer espontaneamente seu consentimento.
O Colégio Promove vai trabalhar para incentivar e desenvolver o conhecimento com autonomia cognitiva, levar o aluno a pesquisar, discutir o que ele pesquisou e o professor vai mediando esse processo.
Para a diretora do Colégio Promove, Haydee Vieira, esta metodologia de ensino possibilita situações para que o aluno desenvolva essa autonomia. “Trabalharemos todos os aspectos: cognitivo, social e emocional, para que o aluno tenha a informação integral”, salienta.
Ela credita que a construção da cidadania para os valores nas relações humanas se trabalha fazendo, é na prática. “Então não é para o amanhã, é para o hoje, o aluno exerce sua cidadania e analisa de uma forma mais crítica o meio em que ele vive, só assim terá a possibilidade de sugerir mudanças e essa cidadania se faz presente, hoje, dentro da idade dele e num processo contínuo”, conclui.